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Inovaplan - Criamos incríveis experiências para seus clientes

Criamos incríveis experiências para seus clientes

ONDE APLICAR

O conceito de design de experiência do cliente é amplo e permite que seja aplicado em praticamente qualquer tipo de negócio.

Você pode pensar por exemplo em que tipo de experiência você tem ao dirigir por uma rota pedagiada. É uma boa experiência encontrar uma estrada mal sinalizada, com pista irregular, filas para pagar o pedágio? Que tipo de experiência daria ao usuário uma sensação de que está sendo bem tratado como merece ao trafegar nesta rodovia?

Imagine uma loja de varejo pequena, em um shopping center, que oferece produtos de vestuário. Você entra e, por razões que não consegue precisar exatamente, não se sente estimulado a consumir. Na verdade uma parte do seu cérebro, que permanece inconsciente, mas que é responsável por 90% das decisões de compras, não sofreu os estímulos necessários. O design centrado no ser humano tem este papel, ou seja, saber despertar sensações e estímulos que muitas vezes desconhecemos, mas que estão lá. E que acabam por direcionar nossas atitudes. É a soma de todas estas sensações, percepções, estímulos, recompensas que as pessoas experimentam ao interagir com seus produtos, serviços, sua marca ou ambiente, tudo isto é o que chamamos de EXPERIÊNCIA DO CLIENTE.

Quais sensações você experimenta ao consumir em sua padaria predileta, ao adquirir sua revista favorita, ao frequentar serviços como cabeleireiro, ou determinado cinema, ou loja de materiais de construção. Por que umas viagens são flagrantemente melhores que outras, independente das diferenças óbvias entre possíveis destinos. Em que as cias. aéreas influenciam sua experiência, ou os hotéis, ou os aeroportos? Se você souber que terá uma experiência muito ruim em ao menos um destes pontos, isto poderá alterar seus planos de viagem?

Qual a sua experiência como cliente ao adquirir um veículo? E ao retornar para as revisões, ou para algum conserto? E caso você precise ir ou acompanhar algum parente a um hospital? Você quer ser perguntado a cada 5 minutos que tipo de serviço você quer lá dentro, ou você quer se preocupar com o que realmente é importante e ter sua passagem por lá o mais suave possível no que tange interações com funcionários do hospital e burocracia de planos de saúde? O que define uma boa experiência para você?

Enfim, o que afirmamos é que a experiência de um cliente ao interagir com seu negócio não deve ser negligenciada em nenhum momento, em nenhum detalhe. Esta experiência provavelmente é o fator mais crítico para o sucesso do seu negócio. O Design de Serviços ou Design de Experiências cria uma rede de serviços que proporciona às pessoas inovações nem sempre esperadas, mas frequentemente desejadas.

Os benefícios ultrapassam simplesmente manter ou fidelizar seus clientes.

Boas experiências tem o poder de atrair clientes novos, ou trazer novas demandas.

 

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